Teremos postos de vacinação contra pólio

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano começa no dia 8 de junho (sábado) em todo o país. No Recife e Região Metropolitana, os pais e responsáveis de crianças de seis meses a cinco anos terão nossas unidades do Espinheiro, no Recife, de Olinda e de Paulista, como opções para vaciná-las. As crianças poderão ser imunizadas das 9h às 17h.

Ao longo do dia, também vamos oferecer recreação e brindes para as crianças, além de orientação farmacêutica, aferição gratuita de pressão e degustação de produtos gratuitamente para os pais. Há 11 anos somos parceira do Ministério da Saúde na iniciativa, por meio das secretarias municipais de Saúde. A campanha de vacinação vai até o dia 21 de junho nos postos de saúde.

DOENÇA – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. Apesar de a criança não morrer quando é infectada, ela adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Serviço:

Postos de Vacinação – Farmácia Roval
Quando: 8 de junho (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Onde: Recife-Rua Santo Elias, nº 416 – Espinheiro
Olinda – Rua José Augusto Moreira, nº 491 – Casa Caiada
Paulista – Rua Coronel Alberto Lundgren, nº 33

Card Vacinação 2013

Bookmark and Share

Compromisso Ambiental Roval completa um ano coletando remédios fora da validade e embalagens vazias

Há cerca de um ano, a população pernambucana passou a contar com locais fixos para descartar corretamente medicamentos vencidos ou inutilizados e embalagens vazias. Nossas unidades da Farmácia Roval de Manipulação, que este ano completa 25 anos, passaram a ser postos de coleta para esses materiais. Neste mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Compromisso Ambiental Roval está fechando o primeiro ciclo. Cerca de 54 quilos de medicamentos e 171 de embalagens foram arrecadados e encaminhados para incineração, totalizado cerca de 225 quilos de materiais descartados corretamente.

“Quando eu olho para os números do programa é inevitável não pensar que estamos no caminho certo”, declara o presidente do Grupo Roval, Charles Tokarski. Por outro lado, ele demonstra preocupação com o quantitativo de embalagens e medicamentos que ainda não são descartados corretamente. “Quantos mais existem sendo descartados todos os dias no meio ambiente? Precisamos de números maiores e de um envolvimento mais amplo”, complementa. O descarte incorreto de medicamentos vencidos ou sem uso pode causar sérias intoxicações ao ser humano e aos animais, além de contaminar o solo e a água, prejudicando o meio ambiente.

O Compromisso Ambiental Roval tem caráter educativo e o objetivo de reduzir o impacto do lixo produzido no meio ambiente, além de alertar a população para os riscos da automedicação pela quantidade de remédios que as pessoas mantêm em casa. “Queremos continuar alertando sobre o os riscos do hábito de jogar os medicamentos no vaso sanitário, na pia e até mesmo direto no lixo. A maioria das pessoas continua sem saber que essa ação é incorreta. Falta informação e mais locais adequados ao descarte como os que estamos disponibilizando”, explicou Tokarski. Para ele, é necessária a criação de uma Lei Federal que determine que todos os estabelecimentos que trabalhem com medicamentos se transformarem em postos de coleta.

COMPROMISSO – Nossas unidades continuarão sendo postos de coletas para medicamentos inutilizados e embalagens vazias de clientes e não clientes (pessoas físicas). Pretendemos criar novos postos de coleta entre as franquias e firmar parcerias com o poder público e com associações de classe para ampliar o trabalho de conscientização e de coleta.

Enviar medicamentos vencidos para incineração já faz parte das nossas práticas de gerenciamento de resíduos. A resolução nº 44 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza as farmácias a participarem de programas de coletas de medicamentos a serem descartados pela população com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar das pessoas e o meio ambiente.

Serviço:
Unidades da Farmácia Roval em Pernambuco onde os coletores de medicamentos vencidos e de embalagens podem ser encontrados:
- Shopping Recife
- Shopping Guararapes
- Shopping Rio Mar
- Rua Gervásio Pires, 242 (Boa Vista – Recife)
- Rua Santo Elias, 416 (Espinheiro – Recife)
- Rua Coronel Alberto Lundgren, 33 (Centro – Paulista)
- Av. José Augusto Moreira, 491 (Casa Caiada – Olinda)

Principais causas do descarte inadequado de medicamentos
- Indicação medicamentos além da quantidade exata para o tratamento do paciente
- Falta de informação sobre os danos causados à saúde e ao meio ambiente
- Não implantação do fracionamento de medicamentos pela rede farmacêutica
- Carência de postos de coleta

Riscos do descarte inadequado de medicamento
- Riscos à saúde de crianças ou pessoas carentes que possam reutilizá-los.
- Reuso indevido de sobras de medicamentos (reações adversas graves, intoxicações)
- Contaminação da água, do solo e de animais.

Compromisso Ambiental

Bookmark and Share

Saúde da mulher na terceira idade é tema de palestra

paletra da boa idade de maio

Os cuidados com a saúde devem ser constantes em qualquer fase da vida. Na terceira idade, eles devem levar em consideração os aspectos físicos e emocionais. Para divulgar informações sobre a saúde da mulher idosa, atitudes preventivas e orientações para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar nesse período, vamos abordar o tema nossa Palestra da Boa Idade.

O evento acontece no próximo sábado (25/5), a partir das 9h, na unidade da farmácia do Espinheiro, situada na Rua Santo Elias, nº 416. A palestrante será a ginecologista Célia Parayba.

Para participar é preciso se inscrever pelo telefone 3301-5500 e, no dia da palestra, doar um quilo de alimento não perecível. O material arrecadado será doado ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC).

Bookmark and Share

Fitoterapia é o tema da segunda edição do Workshop de Atualização Farmacêutica da Roval

Newsletter

Os fitoterápicos são medicamentos feitos à base de plantas medicinais reconhecidos como importantes para a prevenção e recuperação da saúde. Para levar informações do mercado de fitoterápicos para estudantes, nos vamos promover no dia 24 de maio, às 14h, o 2º Workshop de Atualização Farmacêutica. Alunos do 4° ao último período do curso de Farmácia podem se inscrever até o dia 23 de maio nas unidades da Roval do Shopping Rio Mar, Gervásio Pires e Espinheiro. O investimento simbólico é de R$ 10,00 mais 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados para o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). As vagas são limitadas.

Ao longo do workshop serão apresentados e discutidos temas como atendimento farmacêutico e fitoterapia, controle de qualidade de fitoterápicos e farmacotécnica (guia para a fabricação) de fitoterápicos. O evento acontece no Auditório da Farmácia Roval, na Rua Santo Elias, 416, Espinheiro, no Recife.

A primeira edição do workshop foi realizada pela Farmácia Roval em setembro de 2012 e abordou o tema “Inovações e tendências da manipulação magistral”. Outras informações pelo telefone (81) 3427-4084.

Programação

14h – Atendimento farmacêutico e a fitoterapia (Dr. Leandro Medeiros)
14h50 – Controle de qualidade de fitoterápicos (Dra. Amanda Quintas)
15h40 – Intervalo
16h – Farmacotécnica de fitoterápicos (Dra. Sarah Luna)

Bookmark and Share

Unidades da Roval são opção para vacinação contra a gripe

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 15 deste mês e a população terá nas nossas unidades mais opções de local para se imunizar.

As unidades do Espinheiro e de Olinda serão transformadas em postos de vacinação no dia de mobilização nacional, marcado para o sábado, dia 20 de abril. No local, de 9h as 17h, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, profissionais de saúde, doentes crônicos e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias poderão ser vacinadas.

Ao longo do dia, quem comparecer às unidades também poderá aferir a pressão, realizar o teste de glicemia e degustar produtos Roval gratuitamente.

Há 11 anos a farmácia é parceira do Ministério da Saúde na iniciativa, por meio das secretarias municipais de Saúde.

Serviço:

Postos de Vacinação contra a Gripe – Farmácia Roval de Manipulação

Quando: 20 de abril (sábado)
Horário: das 9h às 17h
Onde:
Recife-Rua Santo Elias, nº 416 – Espinheiro
Olinda – Rua José Augusto Moreira, nº 491 – Casa Caiada
Paulista – Rua Coronel Alberto Lundgren, nº 33

Bookmark and Share

Conheça todos os benefícios do colágeno

O colágeno é uma proteína, que a partir de uma dieta equilibrada é produzida normalmente no nosso organismo até próximo dos 30 anos, quando essa produção começa a diminuir. Nesse momento, é que se faz tão importante a reposição dessa proteína.

Quando pensamos em colágeno pensamos na firmeza da pele. Falta de colágeno nos remete a rugas, flacidez e aspecto de envelhecimento. Também nos lembra as unhas quebradiças e o cabelo enfraquecido. Mas além de renovar a beleza, também está relacionado com a saúde das articulações. Isso mesmo, o colágeno é fundamental para manter a estrutura de sustentação do corpo.

De uma forma geral podemos dizer que o colágeno está relacionado principalmente com:

- Combate a celulite: por melhorar o efeito “casca de laranja” da pele;
- Retardo do envelhecimento e prevenção de rugas- Funcionamento do sistema linfático
- Deixa unhas e cabelos mais fortes;
- Combate a flacidez da pele
- Contribui para a saúde dos ossos e articulações

A reposição de colágeno, depois de apresentadas tantas funções, parece mesmo ser uma ótima dica. Encontramos no mercado o colágeno hidrolisado para reposição. Ser hidrolisado significa que a molécula do colágeno foi previamente quebrada em estruturas menores para melhorar a absorção pelo nosso organismo, potencializando assim o resultado. Como suplementação, é comumente encontrado na forma de cápsula e na forma de pó solúvel, sendo essa última apresentação a mais indicada para uso, pois cada colher de sopa do pó possui em torno de 10 gramas de colágeno, o equivalente a cerca de 20 cápsulas, resultando assim um melhor custo benefício.

Outra dúvida comum é se o colágeno emagrece, já que é tão associado a dietas de emagrecimento. Apesar de algumas pessoas de sentiram mais saciadas quando estão usando o colágeno, o uso dele nessas dietas tem o intuito mesmo de evitar a flacidez que a perda de gordura deixa tão evidente. Então, para não ir emagrecendo e ficando flácido, o colágeno é indicado para que o emagrecimento deixe tudo em seu devido lugar!

E, a exemplo de tantos outros tratamentos estéticos que melhoram a qualidade de vida, a procura não é mais exclusividade das mulheres, os homens podem e devem fazer a reposição do colágeno, tendo no mercado inclusive alguns produtos destinados a eles (mas o simples colágeno hidrolisado pode ser usado por homens e por mulheres).

Mas é mesmo para as mulheres que o colágeno faz mais falta, pois além de terem uma quantidade menor dessa proteína, ainda contam com um fator hormonal para agravar: é que a diminuição de estrogênio (que ocorre mais fortemente junto à menopausa) levam a uma diminuição de fibroblastos no organismo, e são justamente eles os responsáveis pela produção do colágeno, e que junto com a elastina conseguem manter a estrutura da pele firme.

Bom, depois de tantos detalhes, fica a nossa dica de repor o colágeno, que além de fornecer para seu corpo essa proteína tão fundamental, ainda estimula a produção de mais colágeno pelo próprio organismo, e aí, é só usufruir dos bons resultados.

Mariana Soares
Farmacêutica/Proprietária da Farmácia Roval de Manipulação em Campina Grande

Saiba mais:

http://emagreceredicas.com/saude/colageno-colageno-hidrolisado-conheca-seus-beneficios/

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/colageno.htm

http://www.colagenohidrolisadogelane.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=5

http://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-do-colageno-para-pele/

Bookmark and Share

Tags:

População recebe orientação sobre cuidados com a saúde no carnaval

O carnaval este ano é no começo de fevereiro, mas a folia acaba se estendendo ao longo do mês. Com tantas opções de atração fica difícil escolher qual participar ou, até mesmo, não arriscar ir a todas. Mas será que o nosso corpo está preparado para essa maratona de folia? Para informar a população sobre os cuidados que devem ser tomados por quem optar aproveitar essa época, nosso Programa de Atenção à Saúde (PAS) promove, todas as terças e quintas-feiras de fevereiro, orientação sobre cuidados com a saúde no carnaval.

O calor intenso, o consumo de álcool e a mudança repentina de hábitos, como alterações no horário do sono e na alimentação, podem prejudicar a saúde dos foliões. Por isso, é importante se prevenir adotando algumas medidas:

- Aumentar a ingestão de líquido, lembrando que os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica;
- Quem ingerir álcool deve intercalar as doses de bebida com água e sucos para evitar a desidratação e o exagero;
- Fazer várias refeições ao longo do dia, dando preferência às massas, grelhados, saladas e frutas. O consumo de açúcares, doces e gorduras deve ser feito de forma moderada.
- Evitar consumir alimentos que estragam com facilidade e que podem estar armazenados em temperaturas e locais inadequados, como os sanduíches à base de molhos e maionese, queijos e carnes na brasa, frituras e frutos do mar;
- Ingerir sorvetes e picolés de fruta, que alimentam, refrescam e ajudam a recarregar as energias;
- Fazer alongamentos antes das festas para preparar a musculatura do corpo e evitar lesões;
- Usar protetor solar e repetir a aplicação a cada três horas;
- Ter cuidado com o uso de maquiagem e de outros produtos como sprays, purpurinas e colas, que podem causar alergias;
- Usar sapatos confortáveis, de preferência os de saltos baixos ou tênis;
- Não se esquecer de utilizar preservativo no ato sexual.

As orientações acontecem nos dias 5, 19 e 26 de fevereiro, na unidade da Rua Gervásio Pires, e nos dias 14, 21 e 28/2, na loja da Rua Duque de Caxias. As pessoas que forem a essas unidades também poderão receber orientação física gratuita nos dias 26 e 28 de fevereiro, respectivamente. O Programa de Atenção à Saúde oferece, ainda, aferição de pressão gratuita, teste de glicemia (por R$ 3,00) e degustação de produtos. Outras informações pelo telefone (81) 3301.5500.

Serviço:
O quê: Orientação sobre cuidados com a saúde no carnaval
Onde: Unidades da Roval das ruas Gervásio Pires e Duque de Caxias, no bairro da Boa Vista
Quando: Rua Gervásio Pires (5, 19 e 26/2), e Duque de Caxias e nas quintas (7, 14, 21 e 28/2).
Horário: 9h às 17h

Bookmark and Share

Tags:

Atenção para nosso horário especial de Carnaval

Durante o Carnaval, nossas lojas estarão funcionando em horário diferenciado. Fique atento e veja os horários das nossas unidades mais próximas de você.

Horário de funcionamento durante o Carnaval

Horário de funcionamento durante o Carnaval

Bookmark and Share

Tags: , ,

Palavra do Especialista: Cuidados com a alimentação do Carnaval

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano e, geralmente, acontece próximo ao período de férias e viagens ao litoral. Nessa época, o aumento do consumo de álcool e a mudança repentina de hábitos, como alterações no horário do sono e alimentação, podem prejudicar a saúde dos foliões. Para desfrutar com tranquilidade esse tempo de festas e alegria é importante tomar alguns cuidados.

Durante os dias de folia, o calor é muito intenso e, em consequência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, o corpo perde mais líquidos e minerais. É importante aumentar a ingestão de líquido, lembrando que os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica. Para aqueles que consumirem álcool é interessante tentar intercalar as doses de bebida com água e sucos para evitar a desidratação.

Outra dica importante é fazer várias refeições ao longo do dia. O ideal para amenizar as possíveis perdas e garantir o bom condicionamento físico do folião é o consumo moderado de açúcares, doces e gorduras, e a preferência às massas, grelhados, saladas e frutas. Evite consumir itens que estragam com facilidade, tais como os sanduiches à base de molhos e maionese, os queijos e carnes na brasa, as frituras, os frutos do mar e os alimentos conservados em temperaturas inadequadas.

Os sorvetes de fruta são uma boa opção durante a folia, alimentam e ajudam a refrescar, além de serem um forma de recarregar as energias para continuar aproveitando a festa.

Ísis Borges
Nutricionista / Personal Diet
CRN 6-8570

Bookmark and Share

Tags:

Palavra do Especialista: Cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e por isso possui funções essenciais que vão desde a função de proteção contra agressores externos, como poluição e sujeira até a regulação da temperatura corporal e eliminação de substâncias tóxicas.

Assim como quando você bebe álcool e fuma, afeta seu fígado e seus pulmões, o sol, a poluição, o vento e outros fatores afetam a sua pele.

A falta de cuidados da pele a tornam mais vulnerável perante todos esses agressores externos, por isso é muito importante cuidar desse órgão.

Para saber como cuidar da pele de forma eficaz, é importante que você conheça primeiro o seu tipo de pele, pois cada tipo exige cuidados especiais diferentes.

No entanto, existem cuidados básicos que você pode e deve considerar independentemente da pele que tem, isto é, um conjunto de atividades comuns a todos os tipos de pele.

Estes são os 4 cuidados fundamentais que você deve seguir para cuidar da pele corretamente:

 Limpar a pele – a limpeza da pele remove a sujidade, o excesso de óleo e ajuda no processo de renovação celular, uma vez que elimina as células mortas. Dê preferência a sabonete líquido específico para seu tipo de pele e procure lavar seu rosto pelo menos duas vezes ao dia.
 Hidratar a pele – a hidratação da pele mantém o manto hidrolipídico que funciona também como barreira protetora. Uma pele hidratada é uma pele mais protegida. O importante é escolher o hidratante certo para seu tipo de pele. Peles oleosas dar preferência à hidratante na forma de gel ou serum, já peles secas dar preferência à hidratantes na forma de creme ou loções.
 Esfoliar a pele – a esfoliação da pele deve ser parte integrante de seu processo de cuidados, pois a esfoliação remove as células mortas, estimula o crescimento de novas células, aumenta a circulação sanguínea e melhora a textura. A esfoliação deve ser praticada uma a duas vezes por semana, com cuidado especial para as peles secas e sensíveis.
 Proteger a pele – o uso de filtro solares diariamente complementa o processo de cuidados básicos. Lembre-se sempre de escolher um filtro adequado ao seu tipo e cor da pele.

Em caso de qualquer mancha ou lesão na pele ou se desejar cuidados mais personalizados, procure um dermatologista.

Weine Bezerra
Farmacêutico
Gerente Técnico da Farmácia Roval de Manipulação

Cuidados com a pele

Bookmark and Share