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A importância de uma boa rotina de sono

 

Para viver bem, manter uma boa rotina de sono é essencial. Enquanto dormimos, nosso organismo exerce importantes funções restauradoras, como o crescimento muscular, a síntese de proteínas e o reparo dos tecidos, além de repor as energias e regular o metabolismo. Por isso, especialistas reforçam que dormir bem é fundamental para nossa saúde.

Neste artigo, vamos conhecer os benefícios e a importância de uma boa noite de sono, além de te dar dicas para garantir uma noite tranquila.

 

Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida

Como falamos mais acima, o sono tem uma função crucial para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Mais do que recarregar as nossas energias, ele mantém o equilíbrio mental, metabólico e até emocional. Ainda fortalece o nosso sistema imunológico, ajuda na liberação e produção de alguns hormônios e ativa a memória. Dormir bem também pode ajudar a:

  • Reduzir o estresse;
  • Melhorar o humor;
  • Diminuir o risco de doenças crônicas;
  • Concentrar-se melhor;
  • Rejuvenescer a pele.

Ou seja, ter uma boa rotina de sono faz com que sua qualidade de vida se eleve, além de aumentar sua produtividade e energia.

 

Como melhorar o sono?

Em média, especialistas recomendam 8 horas de sono por dia, sem interrupções, mas esse tempo pode variar de acordo com a idade e as necessidades de cada um. Bebês, por exemplo, precisam dormir de 12 a 16 horas por dia, enquanto as crianças necessitam de 9 a 13 horas. Para adolescentes, o indicado é de 8 a 10 horas, e para adultos, 7 a 8 horas de sono de qualidade.

Além de respeitar esses horários, existem algumas dicas simples que podem te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono:

  • Crie um ambiente confortável e tranquilo para dormir, com o quarto sempre escuro, silencioso e com a temperatura agradável;
  • Mantenha uma rotina regular e fixa, com horários aproximados para dormir e acordar todos os dias;
  • Evite alimentos pesados e estimulantes perto da hora de deitar, eles podem dificultar e prejudicar o seu sono;
  • Exercícios intensos e o uso excessivo de telas (computador, televisão, celular) também deve ser evitado;
  • Vícios como o cigarro e o álcool podem ter impactos negativos na sua qualidade do sono;
  • Cochilos durante o dia podem até parecer uma boa ideia, mas também podem prejudicar o seu sono.

Caso você não consiga dormir melhor com essas dicas, vale procurar um profissional de saúde especializado para entender melhor a sua situação.

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Se cuide e até mais!

 

 


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publicado 08/09/2021 - 08h34 | última modificação 08/09/2021 - 08h34