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Alimente-se bem e cuide da sua saúde!

Se alimentar bem é um ato de amor com você mesmo. Incluir frutas, verduras, legumes e proteínas no seu dia a dia pode trazer muitos benefícios para sua saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, melhora na sua disposição, além de ajudar a controlar o seu peso.

Neste artigo, vamos te mostrar que manter uma alimentação saudável e balanceada pode ser um mais simples do que você imagina, além de trazer diversas vantagens para o corpo. Acompanhe!

 

Benefícios da alimentação saudável

Muito mais do que saciar a nossa fome, os alimentos têm funções primordiais para o funcionamento do nosso organismo. Frutas, verduras, legumes, grãos, raízes, oleaginosas, tubérculos, ovos e carnes são grandes fontes de fibras, vitaminas, minerais e várias substâncias essenciais para a manutenção da nossa saúde. Confira alguns benefícios trazidos pela alimentação saudável:

  • Fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções com mais eficácia;
  • Mais energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia, inclusive melhorando o rendimento no trabalho;
  • Melhora a qualidade do sono, pois alguns alimentos podem aumentar a produção de melatonina, que tem impacto direto no sono;
  • Promove a renovação de tecidos e ajuda no crescimento, principalmente dos ossos, pele e músculos, por isso tem papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças, no ganho de massa muscular e no emagrecimento;
  • Previne doenças crônicas, pois uma alimentação rica em fibras, minerais e vitaminas podem ajudar a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, pois uma dieta rica em antioxidantes auxilia no combate dos radicais livres, melhorando o aspecto da pele e atrasando o surgimento dos sinais de envelhecimento.

Vale ressaltar que a alimentação, por si só, não é uma receita mágica. É importante praticar atividades físicas regularmente, além de ter um acompanhamento profissional para indicar a dieta adequada para suas características e, assim, garantir que você possa usufruir dos benefícios.

 

Primeiros passos para uma alimentação saudável

Se você está começando a cuidar da sua alimentação, algumas atitudes simples vão te ajudar a melhorar suas refeições.

  1. Planeje o que vai comer com antecedência, para ter tempo de comprar e cozinhar tudo com calma;
  2. Dê prioridade a alimentos in natura ou minimamente processados;
  3. Sal, açúcar e óleo devem ser usados com moderação, então nada de exageros;
  4. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
  5. Diminua o consumo de alimentos processados e fuja dos ultraprocessados;
  6. Se vai comer fora de casa, evite cair nas tentações dos fast-foods e prefira sempre uma refeição de verdade, feita na hora;
  7. Prefira usar temperos naturais (cebola, alho, coentro, pimenta) no lugar dos temperos industrializados;
  8. Alimente-se em horários regulares e procure comer em locais confortáveis, limpos e tranquilos, para ter atenção ao que está ingerindo;
  9. Na hora da refeição, a pressa não deve ter um lugar na mesa. Coma sempre com calma, mastigando bem os alimentos antes de engolir;
  10. Se arrisque na cozinha, assim você vai aprender cada vez mais sobre sua alimentação e saberá exatamente o que está comendo.

 

Por que não consumir alimentos ultraprocessados?

Os ultraprocessados são aqueles que não tem nenhuma origem natural e são totalmente criados pela indústria. Para sua fabricação, são utilizados vários ingredientes, aditivos, conservantes e técnicas que, em sua maioria, são desenvolvidas em laboratório e não tem nenhum valor nutricional. Salsichas, salgadinhos, embutidos, biscoitos recheados, sorvetes, chocolates e refrigerantes são alguns exemplos.

Consumir esses produtos podem ocasionar uma sensação de saciedade momentânea, mas eles não possuem nenhum dos nutrientes necessários para que o corpo realmente se sacie e mantenha seu pleno funcionamento. Manter esses produtos no seu dia a dia aumentam os riscos de obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares e até o desenvolvimento de câncer.

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Se cuide e até mais!

 


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publicado 08/09/2021 - 07h45 | última modificação 08/09/2021 - 07h51