Últimas Notícias

Localizar notícias:
Voltar

Como curtir o verão sem perigos e com mais saúde?

Verão combina com sol, praia, calor, diversão e, principalmente, com saúde. Por isso, precisamos redobrar os cuidados para evitar algumas consequências que as altas temperaturas podem trazer para o nosso corpo. E não pense que esses cuidados são válidos apenas para quem não perde a oportunidade de curtir o dia ao ar livre, eles são essenciais até para quem não sai tanto de casa.

Neste artigo, vamos tirar algumas das principais dúvidas que surgem durante a estação, além de dar algumas dicas importantíssimas para todo mundo aproveitar os dias mais quentes sem deixar o bem-estar de lado. Acompanhe!

Os perigos das altas temperaturas para a saúde

De acordo com o relatório “The Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change”, divulgado anualmente pela renomada revista científica britânica The Lancet, as graves ondas de calor que vêm crescendo nos últimos anos são uma grande ameaça para a nossa saúde.

Existem vários problemas que podem ser provocados ou agravados pelas altas temperaturas e, entre eles, está o estresse por calor (ou estresse térmico). Quando exposto ao calor excessivo, nosso corpo sente dificuldade em se adaptar ao ambiente e faz um grande esforço para se defender.

“Nesta situação, por exemplo, ocorre a dilatação dos vasos para aumentar o fluxo de sangue e a eliminação de suor para equilibrar a temperatura. O corpo também pode perder água e sais minerais e desidratar”, explica Mayara Floss, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Se a exposição continuar, a situação pode se agravar e acabar se tornando uma insolação. “Nosso corpo não pode chegar a 40 graus. Se isso acontece, órgãos param de funcionar, levando ao coma e até a morte”, completa a especialista. Grávidas, idosos, crianças, trabalhadores de áreas externas e pessoas com outros problemas de saúde são os mais prejudicados.

O aumento de mosquitos transmissores de doenças também é outro problema que precisa de atenção durante o verão. Quanto mais quente, melhor para esses insetos que podem transmitir desde a febre amarela, até a dengue, chikungunya e zika. Esse crescimento acontece por diversos fatores que envolvem questões ecológicas, como a falta de saneamento, desmatamento e a urbanização desordenada.

Não podemos deixar de citar as alergias e os riscos de erisipela, infecção na derme e no tecido subcutâneo, que podem ser provocadas a partir da proliferação de bactérias e podem causar alterações nos vasos linfáticos – aqueles que auxiliam na drenagem dos membros inferiores.

O câncer de pele, que representa um terço de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, também é uma grande preocupação nesta época do ano. Afinal, é no verão onde os raios ultravioletas atingem sua intensidade máxima, tornando a exposição solar cada vez mais perigosa, principalmente para pessoas com pele mais clara.

Como aproveitar o verão sem prejudicar a saúde?

Com todas essas complicações citadas acima, fica ainda mais clara a importância de reforçar os cuidados com a saúde durante esta estação. Para te ajudar a aproveitar o solzão sem deixar o bem-estar de lado, separamos algumas dicas essenciais para você colocar em prática no seu dia a dia. Confira!

1. Protetor solar é indispensável!

Como citado mais acima, é durante o verão que a intensidade dos raios ultravioletas atinge seu máximo e, entre as 10h e 16h, a incidência do tipo B desses raios aumentam ainda mais, deixando o nosso corpo ainda mais vulnerável às queimaduras solares.

Por isso, o uso do protetor solar é essencial todos os dias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é utilizar um com, no mínimo, FPS 30.

Durante a rotina, indica-se aplicar o produto antes de sair de casa, na hora do almoço e no meio da tarde. Em dias de praia, piscina ou outras atividades ao ar livre, passe o protetor antes de colocar as roupas de banho e lembre-se de reaplicar a cada duas horas ou sempre que der um mergulho.

2. Aumente o consumo de água

A desidratação é uma das grandes vilãs do verão e, por isso, precisamos nos manter ainda mais hidratados. Recomenda-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, para garantir o pleno funcionamento do nosso organismo, mas nos dias mais quentes devemos aumentar para, no mínimo, 2,5 litros diários.

Além da boa e velha água natural, você também pode complementar sua hidratação com água de coco, sucos e algumas frutas como melancia, laranja, melão, uva e melão.

3. Atenção na alimentação

Com as temperaturas lá em cima, nosso organismo precisa trabalhar em dobro para processar os alimentos ingeridos. Dessa forma, refeições mais pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e trazer consequências gastrointestinais.

Para evitar problemas futuros, o ideal é investir em uma dieta mais saudável, que inclua verduras, frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais, que além de nutrir o organismo, ainda ajudam na reposição de água e dos sais minerais perdidos com a transpiração.

4. Crianças e idosos precisam de cuidados extras

Os mais novos e os mais velhos estão mais vulneráveis a problemas como queimaduras solares, desidratação e insolação.

Por terem a pele mais fina e sensível naturalmente, o risco de vermelhidão e bolhas depois de uma exposição solar excessiva é aumentado devido a um menor desempenho de seu sistema termorregulatório.

Além disso, a percepção da sede é diminuída nesses grupos, fazendo com que eles esqueçam de tomar água durante o dia. Por isso, precisamos estar atentos para oferecer mais líquidos para essas pessoas, evitando a desidratação.

5. Conte com a Roval para garantir beleza e proteção

Os melhores produtos para você cuidar da sua saúde durante o verão estão na Roval. Aqui você encontra protetor solar, produtos para skincare, suplementos alimentares e ainda pode manipular o medicamento indicado pelo seu médico, sempre na dose ideal e com eficiência comprovada!

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Voltar ao topo
Por
publicado 06/02/2023 - 07h49 | última modificação 07/03/2024 - 03h43