Últimas Notícias

Localizar notícias:

Novembro Azul: um estímulo ao cuidado da saúde do homem

Está chegando ao fim o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o de pele. O mote da campanha mundial neste ano de 2022 foi “Saúde também é papo de homem”, um importante recado que deixa claro: o cuidado com a saúde deve ser preocupação de todos!

Infelizmente, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, a atenção do público masculino à saúde, entre 2016 e 2020, ainda foi bem inferior à das mulheres. Os dados revelam que é comum que o homem só busque os serviços de saúde quando o problema já está instalado.

Neste texto, reforçamos a relevância dos cuidados com a saúde masculina de maneira preventiva durante todos os meses do ano. Saiba mais sobre o Novembro Azul e os perigos do câncer de próstata!

Novembro Azul

A iniciativa surgiu na Austrália, em meados de 2003, com a proposta de chamar a atenção dos homens para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o movimento vem, desde 2008, alertando sobre a importância de realizar exames como o toque retal e a dosagem de PSA, que ajudam a diagnosticar a doença.

Câncer de próstata

A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. Seu formato se assemelha ao de uma castanha e seu peso fica em torno de 20 gramas. Sua principal função é o armazenamento e a produção do líquido prostático, que é parte fundamental para a produção do sêmen.

Tumores nessa região costumam ser mais comuns em homens a partir dos 65 anos. Contudo, indivíduos com idade superior a 55 anos que apresentam grau de obesidade já são bastante propensos a apresentar a doença. Pessoas com histórico de câncer de próstata na família também devem redobrar os cuidados.

Prevenção e diagnóstico

O câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Só em situações mais avançadas, sinais como dor óssea, dores ao urinar, presença de sangue no sêmen ou na urina, vontade de urinar com frequência e diminuição do jato da urina começam a aparecer.

A esta altura, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é importante realizar exames periódicos de prevenção. Através do exame do toque é possível notar o crescimento benigno da próstata, aumentando as chances de cura.

Portanto, mesmo na ausência de sintomas, é importante que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, frequentem o urologista e conversem sobre o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Estima-se que, somente em 2021, a doença tenha matado 44 homens por dia e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 66 mil novos casos serão diagnosticados até o fim de 2022.

Prevenção e diagnóstico

Quando o assunto é cuidar da saúde, a Roval é expert! Já são mais de 33 anos ajudando você a encontrar a sua melhor versão. Conheça nossos medicamentos e suplementos produzidos na dose certa pra você cuidar da saúde de maneira fácil e eficaz

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!

publicado 30/11/2022 - 06h41 | última modificação 07/03/2024 - 03h43