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Vitamina B6 no combate a ansiedade e depressão

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, tem papel fundamental nas reações químicas que acontecem no nosso corpo. Ela atua no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e gorduras, cumprindo funções que vão desde a prevenção de doenças cardíacas até o combate à ansiedade e depressão.

Neste mês de setembro, em que o mundo todo debate sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, saiba como a vitamina B6 pode ser uma importante aliada para o seu bem-estar psicológico.

Boa leitura!

Funções da Vitamina B6

A Vitamina B6 auxilia diversas reações enzimáticas no organismo. Algumas de suas funções são:

  • Ajudar na produção da hemoglobina, responsável por transportar ferro no sangue;
  • Eliminar o excesso de estrogênio, ajudando a diminuir os sintomas causados pela tensão pré-menstrual (TPM);
  • Fortalecer o sistema imunológico a partir da síntese de linfócitos e anticorpos;
  • Reduzir os níveis de homocisteína no sangue que, em excesso, pode aumentar as chances de doenças cardiovasculares;
  • Sintetizar proteínas ligadas aos neurotransmissores, como a serotonina, melatonina e dopamina que são diretamente responsáveis pela memória, regulação do sono  e regulação do humor e do prazer.

Vitamina B6 e saúde mental

Além das suas funções metabólicas, a vitamina B6 também é responsável por aumentar a produção do ácido gama-aminobutírico, conhecido como GABA, que bloqueia os impulsos entre as células nervosas do cérebro, produzindo um efeito calmante.

Esse foi o ponto de partida para um estudo recente da Universidade de Reading, no Reino Unido. Durante 30 dias, mais de 300 pacientes receberam altas doses da vitamina. Os cientistas descobriram que, a partir da suplementação, participantes do estudo apresentaram redução da ansiedade, o que induz a uma redução da depressão.  

O estudo ainda se encontra em estágio inicial e ainda não se pode comparar os efeitos da vitamina B6 sobre a ansiedade em relação aos resultados obtidos com a medicação apropriada. Além disso, o consumo de altas doses da vitamina não é recomendado sem orientação médica.

Alimentos ricos em vitamina B6

A piridoxina pode ser encontrada em vários alimentos do nosso cardápio diário, como carnes, cereais integrais e tubérculos. Entre as principais fontes alimentares dessa vitamina, estão:

  • Fígado bovino;
  • Grão de bico;
  • Amendoim;
  • Mandioca;
  • Noz;
  • Avelã;
  • Feijão carioca;
  • Quinoa;
  • Batata doce;
  • Atum;
  • Aveia;
  • Banana, entre outros.

A deficiência de vitamina B6, apesar de rara, pode ocasionar problemas de saúde como dermatite seborréica, anemia microcítica e danos ao sistema imunológico. Por isso, é importante garantir a ingestão diária desta vitamina, sempre associada à uma boa alimentação e exercícios físicos, aproveitando todos os benefícios de um corpo mais equilibrado e funcional, com muita disposição para a vida, bom humor e prazer em cada pequeno momento.


É sempre importante ressaltar que a suplementação dessa ou de outras vitaminas precisa ser indicada por um profissional especializado. Se esse é o seu caso, as farmácias de manipulação serão suas maiores aliadas. Aqui na Roval, utilizamos tecnologia de ponta para criar diferentes formatos de  consumo dos suplementos. São mais de 30 anos transformando a vida e a saúde das pessoas!

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publicado 29/09/2023 - 06h29 | última modificação 07/03/2024 - 03h42