Últimas Notícias

Localizar notícias:
Voltar

Como acelerar o metabolismo? Conheça as maneiras mais eficientes   

Se quer saber como acelerar o metabolismo e melhorar a sua qualidade de vida, este conteúdo foi feito para você! 

Aliás, ter um bom funcionamento do metabolismo é algo muitas vezes associado à perda ou manutenção do peso corporal, sabia? 

Isso acontece porque alguns organismos têm um maior gasto energético, ou seja, ele queima calorias mais facilmente. 

Por isso, as pessoas que desejam perder peso ou ter um maior equilíbrio no dia a dia buscam alternativas para acelerá-lo. 

Neste blogpost, selecionamos dicas importantes para você fazer escolhas mais conscientes e saudáveis na sua rotina. Veja o que você vai encontrar por aqui: 

O que é e como funciona o metabolismo? 

Você já deve ter ouvido falar – e muito! – sobre o metabolismo e ele nada mais é do que o conjunto das reações que ocorrem no seu corpo, gerenciando os recursos energéticos para todas as suas necessidades. 

Por exemplo, ele utiliza os alimentos para transformá-los em energia para o seu corpo. Incrível, não é? 

De forma mais detalhada, as ações realizadas por ele acarretam na síntese e degradação dos nutrientes, permitindo o crescimento e a reprodução das células.

E isso tudo acontece com o auxílio das enzimas, proteínas que atuam como catalisadores biológicos, e ocasionam três ações essenciais para a sua vida: a nutrição, a respiração e a síntese de moléculas estruturais.

Metabolismo lento X Metabolismo rápido 

Como já comentamos, ter um metabolismo rápido é algo bastante procurado pelas pessoas que desejam perder peso com mais facilidade. 

E, para que você consiga atingir os seus objetivos, é preciso do acompanhamento de profissionais especializados, como nutrólogos e nutricionistas. 

Aliás, não pense que é tão fácil descobrir a velocidade do seu metabolismo porque essa análise é feita por meio de um exame de bioimpedância, que indica a taxa metabólica do corpo, ou seja, o quanto o seu organismo queima calorias em um determinado período de tempo. 

Sendo assim, de forma geral, se a sua taxa metabólica é alta, você costuma produzir mais energia e queimar mais calorias.

Se for baixa e você deseja aumentá-la, é preciso inserir alguns hábitos efetivos na sua rotina, que falaremos melhor no decorrer deste conteúdo. 

Existe alguma idade para ter um metabolismo mais rápido? 

Essa é uma dúvida muito comum, mas, de acordo com um artigo da revista Science, que estudou a relação da transformação do metabolismo em diferentes etapas da vida, foi possível analisar que: 

  • O auge da queima de calorias está no primeiro ano de vida da pessoa, motivo que reforça a importância do período para o desenvolvimento do corpo; 
  • Assim, durante a infância até os 20 anos de idade, o metabolismo desacelera gradualmente
  • Entre os 20 e 60 anos de idade, o organismo se mantém estável, passando a diminuir após esse período.  

Conheça 3 maneiras de como acelerar o metabolismo 

Não sei se você sabe, mas, para acelerar o metabolismo, é preciso que você inclua algumas atividades na sua rotina de forma consistente.

Por isso, confira algumas dicas importantes para conquistar os seus objetivos: 

  1. Fique de olho na alimentação 

Um dos primeiros passos para entrar nesse universo e melhorar o seu metabolismo é ficar atento à sua alimentação. 

Além das iniciativas mais básicas, como comer frutas e verduras, é importante que você inclua ingredientes que promovem a saciedade e que suprem as necessidades do seu corpo. 

Por exemplo, quando você consome a quantidade ideal de proteína, é possível acelerar o metabolismo e aumentar a massa muscular, promovendo um aumento de energia. 

Suplementos para ganhar massa: conheça os principais 

Um outro ponto interessante é investir em carboidratos complexos, ou seja, estruturas moleculares que contêm fibras e diversos nutrientes para controlar a necessidade de comer doces o tempo todo. 

Por último, também relacionada à alimentação, inclua fibras na sua dieta já que, assim como as proteínas, o seu corpo precisará de bastante energia para digeri-las, fazendo com que o metabolismo seja estimulado a queimar mais calorias. 

  1. Evite longos períodos de jejum 

Não sei se você sabe, mas ficar muito tempo sem comer ou pular refeições pode impactar no seu metabolismo por causa do catabolismo muscular. 

Isso refere-se a quando o organismo acaba queimando músculos para conseguir mais energia. 

  1. Priorize os termogênicos  

Existem alguns ingredientes que podem dar um up no seu metabolismo, como chás e temperos. 

Tanto o chá preto quanto a pimenta e o gengibre estimulam o seu sistema nervoso e também ajudam no emagrecimento. 

A importância da hidratação para a manutenção da saúde 

O que tomar a noite para acelerar o metabolismo?

Como trouxemos para você, uma alimentação saudável é essencial para atingir os objetivos, sem contar a importância de realizar exercícios físicos no dia a dia. 

Mas, quando falamos da noite, é possível também estimulá-lo durante o momento do sono, sabia? 

As bebidas naturais são grandes estrelas nesse período, proporcionando benefícios incomparáveis e ajudando na reparação muscular do seu corpo. Veja as sugestões que separamos: 

3 chás que ajudam a melhorar o metabolismo 

Chá verde

Esse é um tipo de chá à base de Camellia Sinensis com uma pegada refrescante e várias vantagens para o seu corpo, como  ação diurética e antioxidante, além de aumentar a saciedade e – é claro – o seu metabolismo. 

Chá de hibisco

O chá de hibisco é uma opção muito encontrada nas dietas e que vai além da regulação do metabolismo. 

Ele é potente para inibir o apetite, melhorar o trânsito intestinal, regular a pressão e reduzir o colesterol.

 

Chá de hibisco: conheça e entenda para que serve

Chá Branco 

Como uma terceira sugestão, o chá branco também é uma ótima escolha para quem deseja aumentar os gastos calóricos.

Ele tem propriedades muito importantes para o nosso organismo, além de ajudar na perda de peso e no controle da diabetes. 

Depois de descobrir maneiras de como melhorar o seu metabolismo, chegou o momento de dar o próximo passo nos seus cuidados com a saúde de forma segura e eficiente. Clique aqui e fale com um especialista da Roval! 


Voltar ao topo
Por
publicado 01/11/2023 - 05h58 | última modificação 07/12/2023 - 03h34