Últimas Notícias

Localizar notícias:
Voltar

Entenda o sistema imunológico, a principal defesa do organismo

Entenda o sistema imunológico, a principal defesa do organismo

Nunca se falou tanto em imunidade quanto nos dias de hoje. E com a realidade trazida pela Covid-19, o interesse do público em cuidar da sua saúde também cresceu. O sistema imunológico é a defesa do nosso organismo, então mantê-lo sempre em dia auxilia o corpo no combate a agentes infecciosos e potenciais doenças.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa Imunidade, sua importância, o que acontece quando a imunidade baixa e mais. Confira!

 

O que é o sistema imunológico?

Constituído por tecidos, proteínas, células especiais e órgãos que desempenham o papel de defesa contra bactérias e vírus, o sistema imunológico é a principal defesa do nosso organismo. É ele que garante proteção ao corpo e evita que nossa saúde seja afetada por substâncias estranhas e patógenos.

Esta capacidade de proteção é conhecida como imunidade e pode ser classificada de duas formas:

  • Inata: que já nasce com os indivíduos. É a primeira linha de defesa, uma proteção rápida, sem especificidade e limitada aos estímulos do próprio corpo.
  • Adquirida: que, como o nome já diz, é uma proteção específica que é desenvolvida ou adquirida durante a vida. Ela entra em ação quando a inata não é suficiente para garantir a defesa do corpo.

 

Sinais que indicam uma imunidade baixa

Para garantir a proteção necessária ao organismo, o seu sistema imunológico precisa estar saudável e funcionando. Mas como identificar quando sua imunidade está baixa?

Existem diversos fatores que podem afetar o sistema imunológico, que vão desde a idade e genética, até o seu metabolismo e nutrição. Alguns sintomas são comuns nesses casos, como por exemplo:

  • Cansaço frequente, mesmo depois de horas dormidas;
  • Dificuldade na cicatrização;
  • Queda de cabelo;
  • Gripes, resfriados ou outras infecções frequentes;
  • Perda ou ganho de peso sem intenção;
  • Dores de barriga;
  • Unhas enfraquecidas;
  • Estresse e dificuldade de concentração.

 

 

Como fortalecer e manter a imunidade alta

Antes de tudo, precisamos ressaltar que não existe nenhuma fórmula ou receita mágica. Adotar hábitos mais saudáveis no seu dia a dia pode aumentar a sua imunidade e auxiliar o organismo a se proteger melhor.

Manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes é fundamental para nosso sistema imunológico. Na hora de preparar o próximo cardápio, priorize alimentos naturais como frutas, legumes e verduras, evite frituras e fast-foods, e dê adeus aos ultraprocessados. O consumo alto de álcool também pode agredir a imunidade, então nada de exageros!

Praticar atividades físicas regularmente é outra grande arma contra a baixa imunidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é indicado realizar pelo menos 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana, correspondendo a cerca de 20 minutos por dia. Com o corpo mais ativo, outras complicações como diabetes, ansiedade e obesidade também podem ser evitadas.

Uma boa noite de sono tem interferência direta com nossa imunidade. Dormir bem é essencial para o corpo e para isso algumas dicas são importantes, como estabelecer o horário certo para dormir e acordar, evitar cafeína à noite, diminuir a exposição às telas perto da hora de dormir, e só deitar quando realmente estiver com sono.

A hidratação do corpo também tem parte importante na sua imunidade. É indicado o consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia. Aproveitando, que tal beber um copinho agora? 😉

E pra encerrar, evite situações estressantes. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é importante encontrar soluções para diminuir o estresse no dia a dia. Buscar um auxílio profissional, como psicólogo ou psiquiatra, pode ser uma boa solução quando a rotina acaba ficando muito difícil de suportar.

 

Dose extra de Imunidade

Conte com a Roval para manter sua imunidade sempre em alta! Além das nossas fórmulas manipuladas, produzidas apenas com o que você mais precisa, temos algumas soluções suplementares como:

  • Imuno Roval, que é composto por elementos com ação antioxidante e protetora do organismo, além de conter minerais quelatos e própolis verde para estimular o sistema imunológico.
  • NutriComplex, rico em ferro, cobre, selênio e zinco, ele tem uma fórmula balanceada com os nutrientes que o seu organismo precisa para a manutenção da saúde e bem estar. Além da imunidade, ele melhora a energia e auxilia na saúde da pele.
  • Vitamina D3, que ajuda na absorção de cálcio e fósforo, auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular, além de manter os níveis de cálcio no sangue.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco.

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Voltar ao topo
Por
publicado 14/06/2021 - 08h49 | última modificação 23/06/2021 - 11h09