Últimas Notícias

Localizar notícias:
Voltar

Essencial é ter saúde: saiba mais sobre a medicina preventiva

Para manter uma rotina mais saudável, você precisa ter atenção ao seu bem-estar todos os dias. Cuidar da sua saúde de forma preventiva irá evitar o desenvolvimento e o agravamento de doenças, além de promover uma melhoria na sua qualidade de vida. 

Neste artigo vamos nos aprofundar no mundo da medicina preventiva, apresentando os seus benefícios e os cuidados necessários, pra te mostrar que o essencial é ter saúde! Acompanhe.

O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva é uma especialidade médica que tem como principal objetivo prevenir doenças, desacelerar o desenvolvimento das que já estão no organismo e diminuir futuras complicações. 

Os profissionais desta frente também atuam conscientizando seus pacientes quanto a hábitos saudáveis como a alimentação adequada e a prática de atividades físicas, além de incentivá-los a fazer exames e check-ups regularmente. Assim, os pacientes irão manter melhor sua imunidade, garantir mais energia para o dia a dia e perceberão naturalmente que o tratamento está funcionando corretamente.

Uma das grandes vantagens dessa prática é a economia, que pode ser sentida tanto pelos pacientes, quanto pelas redes de saúde pública e privada, e até pelas operadoras de plano de saúde. Segundo estudos, o gasto com o tratamento de doenças já avançadas é sete vezes maior do que com pacientes saudáveis. 

Existem quatro níveis da medicina preventiva, que variam de acordo com cada pessoa.

  • Prevenção primária, que tem como principal objetivo prevenir o surgimento das doenças, impedindo que ela se hospede no organismo;
  • Prevenção secundária, que usa métodos para diagnosticar e determinar o tratamento de doenças em fases iniciais;
  • Prevenção terciária, que atua na diminuição do impacto negativo das doenças para prevenir complicações futuras;
  • Prevenção quaternária, que aplica métodos para evitar efeitos colaterais, intervenções desnecessárias ou excessivas em pacientes com casos mais avançados.

Cuidados preventivos no seu dia a dia

Um estilo de vida mais saudável tem impacto direto na sua saúde e imunidade. Por isso, alguns hábitos podem contribuir para os seus cuidados preventivos durante a sua rotina. Confira algumas dicas!

  • Mantenha uma alimentação adequada

Além de nos dar energia e nutrir o nosso corpo, os alimentos têm um papel importante na hora de prevenir e até ajudar na cura de algumas doenças. Manter uma alimentação saudável trará benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico, mais disposição, melhora na qualidade do sono e até a promoção da renovação dos tecidos. Saiba mais sobre a relação entre a alimentação e saúde neste artigo completo!

  • Pratique atividades físicas regularmente

Sempre que se fala na manutenção da saúde e bem-estar, a prática de atividades físicas é recomendada. Afinal, todos os exercícios têm a capacidade de trazer inúmeras vantagens para o nosso organismo como um todo. Se manter em movimento provoca benefícios capazes de evitar complicações como hipertensão, diabetes e até doenças cardiovasculares. Confira todos os benefícios desta prática no nosso artigo completo!

  • Cuide da sua higiene pessoal

Esta recomendação é antiga, mas com a pandemia vimos o quão importante é a adoção de hábitos adequados de higiene. Lavar bem as mãos, tomar banho regularmente, manter as unhas aparadas e lavar bem as partes íntimas podem evitar doenças que vão desde a Covid-19, até conjuntivite, diarréias, hepatite, gripe, micose e muito mais. 

Além de cuidar do corpo, mantenha sempre os ambientes que você frequenta limpos, como sua casa, o escritório e até o seu carro. 

  • Tenha uma rotina de sono bem definida 

O sono tem uma função essencial para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Além de recarregar nossas energias, dormir bem pode te ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor, rejuvenescer a pele e ainda diminui o risco de doenças crônicas. Aqui neste artigo, contamos tudo sobre a importância e benefícios de uma boa noite de sono, confira!

  • Faça exames e check-ups regularmente

Mesmo você tomando todos os cuidados preventivos, algumas doenças ainda podem se manifestar no seu organismo. E descobrir um problema nos seus estágios iniciais irá facilitar bastante o tratamento e favorecer a sua recuperação. Por isso, é importantíssimo fazer visitas regulares a um médico de confiança, para fazer todos os exames necessários e estar atento a qualquer alteração que possa se tornar um problema mais grave.

Conte com a Roval para manter sua saúde sempre em dia!

Aqui na Roval, o nosso maior foco é na sua saúde. Mais do que tratamentos para doenças já existentes, temos uma variedade de soluções que irão te ajudar a prevenir complicações e melhorar sua qualidade de vida. Pode confiar!

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima e converse com os nossos farmacêuticos. Ou se preferir, é só enviar uma mensagem no Fale Conosco

Também estamos nas redes sociais. Siga os nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Até mais!


Voltar ao topo
Por
publicado 28/01/2022 - 06h04 | última modificação 09/02/2022 - 01h11