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Exercícios físicos e seus benefícios para saúde

Exercícios físicos e seus benefícios para saúde

Em tempos de Coronavírus, a preocupação da população em tentar melhorar o seu sistema imunológico e, consequentemente, sua saúde, aumentou bastante. A prática regular de exercícios físicos é muito recomendada pela medicina para aumentar e manter sua imunidade em bons níveis.

Neste artigo, exploraremos como os exercícios físicos beneficiam o nosso corpo, auxiliam as nossas defesas e sua relação direta com o nosso sistema imunológico. Confira!

 

Exercícios físicos para melhorar sua saúde?

Praticar exercícios regularmente traz vários benefícios para nossa saúde. Desde ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos, até melhorar a circulação sanguínea, diminuir o risco de doenças cardíacas e estimular o nosso sistema imunológico.

Segundo um relatório divulgado pela Escola de Medicina de Harvard, os exercícios ainda podem melhorar a vida sexual, minimizar problemas emocionais e a depressão, proteger a mobilidade e vitalidade, ajudar a ter um sono melhor, promover o bom funcionamento pulmonar e aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro.

Não existem restrições de idade para praticar exercícios, mas é importante ter uma ajuda profissional para evitar excessos e ter o acompanhamento correto.

 

A relação dos exercícios físicos e a imunidade

De acordo com pesquisas, o exercício físico promove uma alteração no equilíbrio do nosso organismo, obrigando-o a fazer uma reorganização da resposta imune. Ao praticar atividades de intensidade moderada, onde não é causada a exaustão, é possível identificar um aumento permanente nas células do sistema imune.

Pessoas que praticam regularmente algum exercício físico têm as chances de desenvolver infecções bacterianas e virais reduzidas.

Saiba mais sobre a imunidade no nosso outro artigo, é só clicar aqui.

 

Dicas para iniciar a rotina de exercícios

A gente sabe que incluir atividades físicas na rotina não é uma tarefa tão simples para muita gente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te mostrar que manter uma boa saúde, com a ajuda dos exercícios, não é necessário se tornar um atleta de um dia pro outro.

  • Para começar, é importantíssimo fazer uma avaliação profissional. Só ele saberá ponderar corretamente as condições atuais do seu corpo e indicar as melhores atividades para você realizar.
  • Respeite os seus limites. Seja correndo, caminhando ou em uma academia, comece sempre devagar e sem exageros. Comece os exercícios em ritmo lento e, com o passar do tempo, você pode ir acelerando de acordo com a resposta do seu corpo.
  • Escolha exercícios que lhe agradem. Se você não gosta de academia, que tal tentar uma caminhada? Já pensou em algum esporte? Cogitou uma aula de dança? Procure lugares que tenham aulas experimentais, para conhecer a atividade antes de fechar um contrato muito longo.
  • Para conseguir acostumar melhor o corpo e não ficar adiando a prática, crie uma rotina de exercícios. Separe um horário fixo na sua rotina e tente segui-lo sempre.
  • Uma boa companhia pode ser um ótimo estímulo, principalmente se for uma pessoa com metas semelhantes às suas. Ao lado de quem você gosta, a prática fica mais divertida e um pode oferecer muita motivação para o outro, principalmente naqueles dias que bate vontade de faltar.
  • Cuide da sua alimentação! Não adianta nada passar horas se exercitando e ter uma rotina alimentícia baseada em frituras ou ultraprocessados. Invista em refeições balanceadas, ricas em nutrientes e com destaque para frutas, verduras e legumes.

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publicado 14/06/2021 - 08h54 | última modificação 23/06/2021 - 11h09