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Movimente-se: dicas para começar a se exercitar dentro de casa

Manter o corpo e a mente saudáveis são essenciais para uma vida mais feliz. Praticar exercícios e atividades físicas trazem muitos benefícios para o nosso organismo, mas sabemos que, para muitos, lutar contra o sedentarismo não é uma tarefa tão fácil.

Neste artigo, vamos te ajudar a não ficar parado e te dar algumas dicas de como começar a se exercitar, sem precisar sair de casa. Confira!

 

Antes de começar a se exercitar

Se você é do time que não tem costume de fazer exercícios, preste atenção nessas dicas iniciais para acabar não se machucando.

  • Primeiro de tudo: tenha calma! Comece aos poucos e com bastante atenção, para conhecer os seus limites e não cometer nenhum exagero. Inicie com apenas uma série que tenha poucas repetições para cada exercício ou com uma caminhada moderada, aumentando o ritmo aos poucos..
  • Estabeleça uma rotina e programe-se. Reserve os dias e horários que você tenha livre para realizar as atividades sem correria. Mesmo que não treine todos os dias, o mais importante é manter a continuidade, pois é ela que vai promover os benefícios dos exercícios.
  • Separe um local na sua casa para os exercícios, onde tenha bastante espaço livre e poucos objetos por perto, para você conseguir se movimentar sem se preocupar em quebrar algo.
  • Encontre uma atividade física que você goste e que te dê prazer. Existem vários exercícios, que vão desde musculação e caminhada, até luta, funcional e dança. Experimente, o importante é se manter em movimento!
  • Use a tecnologia ao seu favor. Existem vários aplicativos gratuitos que vão te ajudar a monitorar seu treino, verificar a sua adesão e te ajudar a manter uma rotina mais ativa.
  • Fazer aquecimento antes de começar a se exercitar é muito importante. Vale procurar um vídeo na internet para indicar os melhores movimentos, que vão minimizar a probabilidade de lesões.
  • Procure uma orientação profissional, tanto para atingir seus objetivos de forma segura, quanto para obter o acompanhamento correto.

 

Dicas de exercícios para fazer em casa

Segundo a Organização Mundial de Saúde, você precisa fazer pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado por semana. Com cinco treinos de 30 minutinhos cada, a meta já está batida. E o melhor? Você consegue fazer isso sem precisar sair de casa, confira a nossa seleção de exercícios simples!

  1. O polichinelo tem o poder de ativar o seu corpo como um todo, trabalhando principalmente a coordenação motora e a capacidade cardiorrespiratória.
  2. Com a ajuda de uma cadeira, você conseguirá fazer agachamentos que vão auxiliar na tonificação das pernas e na musculatura dos glúteos.
  3. A flexão de braços irá fortalecer vários músculos dos braços, ombros e tronco.
  4. Com a abdominal, você fortalecerá a musculatura da lombar, o alinhamento da coluna, além de cuidar da barriga, claro.
  5. Pular corda pode parecer brincadeira de criança, mas te ajuda a emagrecer e aumentar o seu condicionamento físico.
  6. Para deixar as panturrilhas mais durinhas, pode apostar na elevação nas pontas dos pés.
  7. Subir as escadas do seu prédio também é um ótimo exercício para tonificar os músculos e ajudar a capacidade cardiorrespiratória.
  8. Se você se sentir confortável em sair de casa, caminhadas e corridas são boas opções que vão te auxiliar a emagrecer, aumentar a resistência e fortalecer os músculos das pernas.

Viu que deixar a rotina mais ativa não é tão difícil? Para saber mais sobre a relação entre a sua imunidade e exercícios físicos, clique aqui e confira nosso artigo completo!

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Se cuide e até mais!

 

 


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publicado 08/09/2021 - 08h29 | última modificação 08/09/2021 - 08h31