Últimas Notícias

Localizar notícias:
Voltar

Os impactos da respiração na saúde

 

A respiração é um dos processos mais naturais do nosso corpo e, por isso, muitas vezes acaba passando despercebido por muita gente. Mais do que inspirar e expirar, a respiração funciona de forma orquestrada e envolve desde os pulmões e o cérebro, até o coração, o sangue e os músculos. Ter consciência dessa ação e saber respirar de forma correta pode melhorar a sua saúde, tanto física, quanto mental.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da respiração, os benefícios de fazê-la de forma correta e entender suas funções no nosso organismo. Confira!

 

Entenda a importância da respiração

Fundamental para manter o corpo equilibrado, a respiração auxilia no funcionamento dos pulmões e do organismo como um todo. É pelo sistema respiratório onde acontece a troca de gases com o ar atmosférico, o que garante a concentração de oxigênio no sangue, utilizado para diversas reações metabólicas, além de servir como via de eliminação dos gases residuais, como gás carbônico, e regular a temperatura corporal, o ph do sangue e a liberação de água.

Quem respira de forma errada, fica ofegante e pode ter consequências cardíacas, além de agravar a situação de pessoas asmáticas ou portadoras de outras doenças respiratórias, como bronquite e sinusite.

 

Os benefícios da respiração correta

Respirar corretamente tem um impacto positivo no corpo inteiro. As pessoas que têm consciência sobre todo processo de inspirar e expirar exercitam o diafragma, fortalecendo o músculo para que ele consiga sugar e eliminar o ar com mais facilidade. Por isso, quanto mais saudável o seu diafragma está, melhor fica todo processo que traz benefícios como:

  • Ajuda a dormir melhor;
  • Relaxamento do organismo;
  • Melhora o paladar;
  • Estabiliza os batimentos cardíacos;
  • Combate sintomas da ansiedade e depressão;
  • Equilibra funções orgânicas;
  • Estimula o bom funcionamento do intestino;
  • Reduz tensões musculares.

 

Como respirar melhor

O primeiro passo é ter consciência de todo processo. A inspiração deve ser feita pelas narinas e a expiração pela boca, mantendo movimentos longos e calmos para encher e esvaziar bem os pulmões. Enquanto a respiração acontece, a região do abdômen na altura do diafragma deve inflar, evitando que o ar se concentre na região superior do peito, e os ombros não devem ser tensionados ou movimentados para cima e para baixo.

A respiração curta e ofegante, muito comum em dias de estresse excessivo, deve ser abandonada. Se concentre em oxigenar o corpo de forma adequada, que os benefícios serão instantâneos.

Praticar atividades físicas, fazer meditação e cuidar da saúde emocional também são importantes para manter uma boa respiração.

O acompanhamento médico é fundamental em alguns casos. Inaladores, nebulizadores ou bombinhas podem ser indicadas por um profissional, a depender da condição do paciente.

Conte com a Roval para cuidar da sua saúde campeã! Nossos produtos e formulações exclusivas vão te ajudar a manter o seu bem-estar sempre em primeiro lugar.

 

Para conhecer nossas soluções, entre em contato com o atendimento da Farmácia Roval mais próxima de você ou fale conosco nas nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

 

Se cuide e até mais!

 

 

 


Voltar ao topo
Tags:
Por
publicado 08/09/2021 - 08h25 | última modificação 08/09/2021 - 08h25